domingo, setembro 14, 2014

Osaifu Keitai (iD), quando o seu Celular vira sua Carteira!

Bom, hoje vou desviar um pouquinho do assunto de hobby, e falar um pouco de uma função que venho utilizando com frequência no Smartphone, o chamado OsaifuKeitai (Carteira Celular), que é um serviço prestado por smartphones ou features phones, que consiste fazer pequenos pagamentos via celular, passando no leitor. Não sei se existe algo assim no Brasil (acredito que não), e tampouco se outros amigos usam aqui no Japão, mas já não consigo mais viver sem isso... Quando fiz a compra do novo smartphone, foi me perguntado se eu queria habilitar essa função, mediante o pagamento de uma taxa de ¥432 mensais. A princípio, tinha dito que não, que talvez não viesse a utilizar, ledo engano... Isso tornou-se uma forma prática de realizar pagamentos pequenos, em lojas de conveniência ou fast foods, sem precisar ficar me preocupando com trocados (as malditas moedinhas que vivem caindo). O meu plano é o DCMX mini, o qual a docomo me fornece ¥10000 mensais para gastar, recarregados no dia 1 de cada mês. Pra quem anexar cartão de crédito, pode expandir para até ¥30 mil. Todo estabelecimento que tiver essa marca (iD), significa que aceita pagamento com celular. Mas infelizmente, ainda não são muitos os estabelecimentos. Acho que agora, muitos conseguem entender porque eu vivo postando fotos de lanche do McDonald's! Não é que eu prefira Mc do que outras redes como Lotteria, MOS Burger, Burger King etc, é que o McDonald's é a única rede de fast food que aceita esse tipo de pagamento. Mas de vez em quando, vou no Lotteria ou KFC, para ganhar pontos nos cartões T-Card (Tsutaya) e Ponta (Lawson), respectivamente. A imagem da postagem resume alguns dos serviços de Osaifu Keitai, que disponho no smartphone, mas só utilizo mesmo o iD. O Denshi Money [nanaco] (Seven Eleven) e o Mobile Starbucks Card precisam realizar “charge” a partir de ¥1000, o que não compensa muito, caso eu fique sem utilizar. O Mobile Suica, embora precise de charge também, você só pode utilizar para compras. Para utilizar nas catracas de trem ou fazer reservas de Shinkansen, é preciso anexar um número de cartão de crédito. E no momento, não posso tirar cartão, por não ter saldo em banco. A maioria das operadoras rejeitaria o pedido. Mas pretendo tirar um dia, cartão unificado com o cashcard do Gunma Bank, no qual tenho conta. No site oficial iD vocês podem conferir as lojas que aceitam, e a forma de utilização. Mas vale lembrar que esse é um serviço exclusivo da NTT Docomo, então não está disponível via iphones (mesmo os da Docomo). O único inconveniente desse serviço, é se o leitor acabar dando erro, e eu ter que cancelar a compra ou pagar em dinheiro, o que já aconteceu. Muitas vezes o erro é do atendente, que não entendeu direito, tipo confundir “iD” com “EDY” (pagamento do Rakuten Ichiba). E o iD é um dos motivos pelo qual eu gosto de frequentar a rede de deptos Aeon, pois qualquer fast food ou restaurante ou loja, que estiver dentro, pode-se utilizar esse pagamento, mesmo que essa loja não faça parte das listadas. Se não é o iD, eu estaria passando fome...

2 Comments:

At terça-feira, outubro 21, 2014 4:10:00 AM, Anonymous Anônimo said...

Nossa, que legal!

 
At domingo, abril 05, 2015 10:31:00 AM, Blogger Entoki said...

Muito legal. Pra quem não tem cartão de crédito que nem eu, é bem melhor que ter que carregar uma carteira cheia de moedas.

http://crayons-box.blogspot.com.br/

 

Postar um comentário

<< Home