sexta-feira, agosto 28, 2009

C3xHOBBY [Chara-Hobby 2009]

Só pra avisar, amanhã e domingo, respectivamente dias 29 e 30, vai ser realizado o evento C3xHOBBY [Chara Hobby 2009], lá no Makuhari Messe, das 10hs às 17h15. Bom, como já comentei tanto sobre esse evento, em anos anteriores, vou só postar o link das postagens que eu fiz. O C3 surgiu em 2001, como C3 Pre, e em 2004, passou a se chamar C3xHOBBY, ao se fundir com outro grande evento de hobby, o Hobby Expo, também realizado no Makuhari Messe. Como vou estar trabalhando amanhã, vou deixar pra ir no domingo. O esquema vai ser o mesmo do Wonder Festival, vou acordar cedinho, pegar o primeiro trem aqui de Oizumi e chegar por volta das 7h30 na estação de Kaihin Makuhari. Já aproveitei pra comprar o ticket antecipado na terça, no Seven Eleven, por ¥1300. No dia vai custar ¥1500. Além do Seven Eleven, o ticket pode ser adquirido no Lawson, no am/pm, no Ticket Pia, e em diversas lojas de hobby espalhadas pelo Japão. Na imagem, o mascote oficial, Hobby-chan, criada por Mine Yoshizaki (Keroro Gunso), e os novos mascotes, Charabee e Hobinoshin, de autoria do mestre em mecha-design, Kunio Okawara. Dos shows de palco, tem um ou outra coisa legal. Vou tentar ver o special talk show do “Queen’s Blade Gyokuza o Tsugumono”, ao meio-dia, sobre a segunda temporada da série, que começará a partir de outubro. Estarão presentes as dubladoras Ayako Kawasumi (Leina), Mamiko Noto (Tomoe), Hitomi Nabatame (Shizuka), Rie Kugimiya (Melona) e Yûko Gotô (Menace). Às 14hs vai ter um talk com a Ami Koshimizu, sobre a série Ookami to Kôshinryô II (Spicy and Wolf). E para encerrar o evento, às 15hs, o live do recente “idol groupSKE48, com a música “Tsuyokimono Yo”, tema de encerramento da série Shin Mazinger Shôgeki! Z Hen on television. Bom, como não tenho nenhum objetivo de compra, espero não gastar nada, só a passagem de trem. Espero... Depois vou terminar o dia em Akihabara! Links:
C3xHOBBY [Chara-Hobby 2006] – Parte 1
C3xHOBBY [Chara-Hobby 2006] – Parte 2
C3xHOBBY [Chara-Hobby 2006] – Parte 3
C3xHOBBY [Chara-Hobby 2006] – Parte 4
C3xHOBBY [Chara-Hobby 2007] – Parte 1
C3xHOBBY [Chara-Hobby 2007] – Parte 2
C3xHOBBY [Chara-Hobby 2008]

Marcadores:

quinta-feira, agosto 27, 2009

Kamen Rider W – “Main Cast Discussion”

Trago à vocês um debate com o trio principal de Kamen Rider W, os protagonistas Shôtarô Hidari (Renn Kiriyama) e Phillip (Masaki Suda), e a heroína Akiko Narumi (Hikaru Yamamoto), publicada na revista Toei Hero Max Vol.30 (lançada dia 1 de agosto).



---Primeiro, poderiam nos contar o que rolou até serem escolhidos para os papéis?
Kiriyama: Eu, na verdade, já prestei vários auditions para Rider. Por isso, por ter finalmente conseguido vencer, o nível de felicidade foi 4 vezes maior.
Yamamoto: Na verdade, eu também já prestei várias vezes. Depois que o Takeru Satô, que é da mesma agência que eu, apareceu em Kamen Rider DEN-O, eu também pensei em querer participar de um Rider.
Suda: Quando eu ouvi que tinha sido aprovado no audition, fiquei surpreso, a ponto até de desconfiar. Mais do que poder me tornar um Kamen Rider, eu mesmo ser aceito no “lado dos que atuam”, me deixou muito mais surpreso. Depois desse susto, aí que eu me toquei, “Ah, sim, eu é que sou o Rider!” (Risos). Como posso dizer, foi uma dupla surpresa e uma dupla felicidade.
---No momento do audition, todos vocês chegaram a se encontrar?
Yamamoto: Só eu não encontrei.
Kiriyama: Nós (eu e o Suda) estivemos juntos no audition. Até trocamos umas palavras uma vez.
Suda: Nessa ocasião, o nome dos papéis já eram Shôtarô e Phillip.
Kiriyama: A atmosfera dos papéis também era igual ao de agora.
Yamamoto: Eu não era a Akiko, pois para avaliarem a interpretação, tive que fazer vários papéis.
---Qual a primeira impressão entre vocês?
Kiriyama: O Masaki parece que não está lembrado desse momento (Risos).
Suda: Como foi o meu primeiro audition, só pensava em mim mesmo, por isso não me lembro de nada (Risos).
Kiriyama: Eu, até certo ponto, me lembro mais ou menos das pessoas que estavam juntas no audition, mas realmente como a vontade de querer ser aprovado era mais forte (Risos), eu também só tinha cabeça para pensar no Shôtarô.
---E qual a impressão ao se envolverem de fato?
Kiriyama: Só de conversar com o Masaki, não dá pra sentir a diferença de idade. Mas tem aquele momento que você acaba se lembrando, “Ah, ele só tem 16 anos”. As vezes ele fica fuçando o local de filmagem, e quando encontra algo novo, sempre vem com aquela cara de “o que é isto?” (Risos).
Yamamoto: Entendo como é isso (Risos). Ele fica mexendo no set ou em qualquer coisa, com extrema curiosidade. De repente você escuta um, “Ah, abriu-se!” (Risos).
Kiriyama: Depois, ao receber as instruções do diretor, logo abre o script, e faz o melhor para tentar entender, ficando muito sério. Sério, ou melhor dizendo, franco.
Yamamoto: Sim, sim. Eu acho que é por isso que ele consegue cumprir imediatamente o que é dito.
Suda: Vocês dois, não perdem tempo mesmo~ (Risos). O Renn é muito legal, o cara realmente parece brilhar. Mais do que um cara legal, fica a impressão de uma pessoa divertida. Mesmo quando eu digo umas coisas sem graça, ele sempre dá uns “tsukkomi” em mim. Por isso ele é uma pessoa adulta, perfeitamente capaz de lidar com um moleque como eu (Risos). A Hikaru, quando a encontrei pela primeira vez, me perdoe, mas pensei que era mais nova do que eu.
Yamamoto: Sim. Eu tinha dito algo como, “É só um ano mais novo, né?”, mas na verdade o que eu pensei foi, “Qual é a desse garoto?” (Risos).
Suda: Não posso fazer nada com relação a isso (Risos). Mas ao conversar com ela, eu pensei, “Ah, realmente é mais velha”. Só que no início, eu não realmente não sabia por onde começar, aí fiquei na dúvida se dirigia a palavra ou não.
Kiriyama: Certamente. No início eu não sabia por onde começar e fiquei pensando num jeito de ficar desinibido, daí passei a sondá-la de vários ângulos. Pensei que ela era uma garota quieta, mas dentro do ônibus para locação ela passou a conversar, daí que eu percebi que ela é uma garota que fala pra caramba. Alegre e pop...
Yamamoto: Pop?
Kiriyama: Glamurosa?
Yamamoto: Glamurosa (Risos).
Kiriyama: Ela dá a sensação de deixar o interior do ônibus na cor laranja (Risos). Consegui ficar desinibido, e passamos a zuar juntos.
Suda: Sim, sim. Ao conversar com ela, realmente deu pra perceber que ela é pop (Risos).
Yamamoto: Pop? Cor laranja e glamurosa?
Suda: Sim (Risos). Como somos nascidos em Kansai, é interessante que a maneira de falarmos também seja parecida.
Yamamoto: Quando conversamos à dois, é com o dialeto de Osaka.
Suda: Claro.
Yamamoto: E de vez em quando o Kiriyama tenta nos imitar.
Kiriyama: Falso dialeto de Kansai (Risos).
Yamamoto: No início eu tinha uma imagem fria do Kiriyama, mas também dá a sensação de zuar muito, e quando a interpretação não sai lá muito boa, dá pra perceber que ele fica muito frustrado (Risos), na verdade é um cara quente.
---As filmagens ainda estão no começo, mas vocês já conseguiram captar seus próprios personagens?
Kiriyama: Honestamente falando, ainda não sei. No ensaio que antecede às gravações, a imagem do Shôtarô formulada por mim e pelo diretor acaba não batendo, e sinto que tenho que fazer tirando um balanceamento daí. Desde que começaram as gravações, já se passaram 3 semanas, e já consegui captar mais do que antes, mas no começo, eu realmente não compreendia o Shôtarô. Por exemplo, no comecinho do primeiro episódio...né?
Suda: Você ficava sempre repetindo, “Porque tem que ser assim?
---O Phillip também é um personagem complicado.
Suda: Ele mesmo não entende o próprio comportamento. As partes mais complicadas, as vezes eu pergunto ao diretor Tasaki (Ryûta). Aí tem que aceitar, quando o diretor Tasaki diz, “O Phillip tavez seja assim”. Como quase tudo que eu tinha pensado acabou mudando, então acho que ainda não captei tanto o personagem. Mesmo assim, comparado ao início, acho que mudou bastante.
Yamamoto: Acho que a vida da Akiko até aqui, assim como os sentimentos de Phillip e Shôtarô, está tudo dentro da cabeça do diretor Tasaki. Por isso, se vem do diretor, dá pra aceitar na boa, já que ele me adverte encarnando os sentimentos da Akiko. E da minha parte também fica fácil de me aconselhar, dizendo que “quero interpretar desse jeito”.
---Compreendo. Então digam a impressão de cada um em relação ao diretor Tasaki.
Yamamoto: A imagem de quem está sempre rindo (Risos).
Suda: Uma pessoa muito trabalhadora e perspicaz. No início parecia uma pessoa misteriosa, tinha momentos que você não sabia o que ele estava pensando, mas vendo ele dando instruções precisas pra cada um, fiquei espantado, “Eh, até aí ele enxerga!
Kiriyama: Sim. É uma pessoa muito lógica.
Suda: Além disso, ele carrega uma profunda atenção dentro de si, mesmo que seja algo pequeno, se ele não aceitar, com certeza não vai dar o OK. Agindo assim, acho fantástico os pontos em que sua atenção vai ganhando formas reais.
Kiriyama: Ah...e o inglês dele é fluente (Risos). No segundo episódio, no qual aparece um ator estrangeiro, o diretor assistente ficou em apuros por não falar inglês, mas o diretor veio suavemente, explicou em inglês fluente, e foi embora do mesmo jeito que veio (Risos).
Yamamoto: Muito legal! Queria muito ter visto isso! (Risos).
---“W” foi apresentado durante o evento “Jûnensai” (Festival do 10ºAniversário), mas qual foi a impressão de vocês ao estarem diante dos fãs pela primeira vez?
Suda: A aclamação foi incrível.
Kiriyama: Realmente foi incrível. Fiquei pensando se teria muito apoio de pessoas jovens, mas a quantidade de Rider Fans adultos era bem maior, seguido de crianças e jovens... A faixa etária dos Rider Fans é realmente bem extensa. Enquanto aguardava na extremidade do palco, a aclamação do público gritando “Wooh!”, no momento em que começou a passar o vídeo do “W”, teve um efeito extraordinário, e até elevou a voltagem de nossas tensões.
---Um pouco antes, também houve o anunciamento da produção, e nesse caso, chegou a dar uma sensação diferente?
Kiriyama: É verdade. Fiquei mais nervoso do que no anunciamento da produção. Realmente foi a primeira vez que eu tive contato com os fãs, cerca de 5000 pessoas. Realmente, terem reunido tanta gente assim que gosta de Rider, me fez sentir na pele coisas como a expectativa da obra e a força do olhar do público.
Yamamoto: Pude ouvir o apoio do público, lá da ponta do palco, e também vi o estado do auditório, pelo monitor da sala de espera, mas ao estar de pé no palco, fiquei assustada com a profundidade dos assentos. Porém, é claro que eu não subi ao palco sozinha, como já tinha a imagem de subir ao palco em equipe, fiquei mais tranquilizada, apesar de nem todos terem podido estar juntos. Mas, bem, fiquei nervosa mesmo (Risos).
Suda: Eu, não sei se era nervosismo, mas já não estava entendendo mais nada (Risos). Tive a sensação de que ia acabar esquecendo o que falar.
Yamamoto: Foi mais ou menos assim (Risos). Vários gritos de “Ganbare!” (Esforcem-se!) vinham do público.
Suda: Sim (Risos). Realmente, achei que muita gente estava cheio de expectativas.
Kiriyama: Por isso, embora ainda tenha um mês até a exibição, o W vai aparecer antes no filme do DECADE, e espero que os fãs comecem a se diverdir primeiro por aí, e que sirva para aquecer os sentimentos até o início do nosso próprio programa.
Suda: Tanto o Shôtarô como o Phillip, embora sejam Riders, tem pontos que os fazem não parecer heróis, e acho que pode se tornar um novo formato de Kamen Rider. Ficarei muito feliz se puderem se divertir com isso, não só pelo fato de serem duas pessoas que se transformam.
Yamamoto: Shôtarô e Phillip são o Kamen Rider, mas como a Akiko é simplesmente uma pessoa comum, ficarei muito feliz se os telespectadores puderem sentir como se estivessem dentro da história, ao me verem.
Kiriyama: Como eu acho que é uma obra que dá pra se divertir puramente como um drama, e não apenas como um Kamen Rider, espero que todos curtam o “W” pela sua graça!

Marcadores:

domingo, agosto 23, 2009

Gekijôban Kamen Rider DECADE: All Rider Tai Dai Shocker (Comentários Parte 4)

Neste post, vou apenas colar os comentários que eu havia deixado no Tokubrasil, afinal nem todos os leitores daqui visitam o fórum.

Voltando a falar do filme, uma coisa impressionante é a quantidade assustadora de dublês, principalmente ao ver os nomes nos créditos. E pela primeira vez, a Toei utilizou-se de várias escolas de dublês. Além do JAE, tinha também a Red Action Club (do Kazuo Niibori), a Wild Stunts (do Takanori Shibahara), a AAC Stunts e outras. E mais, alguns Kamen Riders tiveram seus dublês originais. O Black foi interpretado pelo Jirô Okamoto. O Riderman foi interpretado pelo Seiji Takaiwa. Takaiwa tinha sido o Riderman nos episódios finais do Kamen Rider Black RX, quando estava em início de carreira. V3 foi interpretado pelo Makotô Itô, o suit-actor de personagens como Hibiki e Zeronos. O motivo é que Itô havia sido o V3, no filme Kamen Rider THE NEXT. Já o Kuuga Rising Ultimate foi interpretado pelo Kenji Tominaga, o Kuuga da série original. O diretor Osamu Kaneda, que trabalhou em diversos Heisei Riders, disse não manjar muito dos Shôwa Riders. Durante as gravações, as vezes não sabia diferenciar o 1-Gô do 2-Gô, e chegou até a confundir o X com o Super-1! Mas vale lembrar que um dos primeiros trabalhos de Kaneda, ao entrar para o JAC em 1971, foi como suit-actor do Rider 2-Gô. 1-Gô era interpretado pelo Junichi Haruta, na época, com 16 anos. Mas no início da década de 70, o JAC era encarregado apenas das cenas de trampolim.
Com relação às cenas de ação, no caso dos Shôwa Riders, a idéia era mantê-los fiéis aos originais, ou seja, sem a inclusão de efeitos especiais, valorizando o chamado "body action". Originalmente, o Riderman era para ter ficado de fora dos 26 Riders, na luta final, justamente por ele já ter aparecido, mas na forma de Jôji Yûki (GACKT). Entretanto, depois voltaram atrás. Uma coisa que eu havia me esquecido de comentar durante os spoilers, era sobre a participação dos soldadinhos da Dai Shocker (Sentôin). Realmente roubaram a cena, como verdadeiros homens-bomba! Com relação ao final, só achei desnecessário o Decade ter ficado gigante, mas fazer o que, ele é o protagonista. Ver o Diend encaixando o Diendriver nas costas do Decade, “roubando” aquela frase do Tsukasa, “Isso vai fazer um pouco de cócegas”, foi um tanto inusitado. O mais estranho é que a Bandai nem tinha anunciado um brinquedo Final Form Ride Decadriver.
Agora, algumas informações sobre dubladores: Ouja, Kick Hopper e Jark Shôgun foram dublados por seus dubladores originais, respectivamente, Takashi Hagino, Hidenori Tokuyama e Seizô Katô. Amazon e Ikadevil foram dublados pelo Tomokazu Seki (famoso dublador que despontou como o Domon Kashu, em G-Gundam). X Rider e Garagaranda foram dublados por Kenichi Suzumura (o dublador do Ryutaros). 1-Gô foi dublado por Tetsu Inada (o dublador do Dekamaster).

Abaixo, algumas frases, até polêmicas, ditas pelo ex-produtor Shinichirô Shirakura, em entrevista a revista Uchusen. Pra quem quiser ver os scans da entrevista, cliquem nas respectivas páginas [Página 088] [Página 089]. Infelizmente ele não deixa claro que mudanças vão ser feitas nos Heisei Kamen Riders. Façam suas análises!
[Essa divisão de categoria entre "Shôwa Rider" e "Heisei Rider" é por conveniência da produtora (Toei), mas acho que só serve pra satisfazer o ego dela.]
[Honestamente falando, se for uma obra pra colocar por colocar os Riders "Senpai", aí eu não quero fazer! Se é pra fazer, que seja uma obra que vá ser comentada por 10 ou 20 anos, que fique cravada na história dos Riders.]
[Para o público de hoje, colocar um Kuuga como participação especial não repercute. A marca Kamen Rider, pra cada público, tem uma interpretação diferente, e essa tendência, com o passar dos anos, tornou-se cada vez mais evidente. "O que são os Kamen Riders? O que são os Heisei Riders?" É necessário reorganizarmos isso.]
[Os próximos 5 anos serão um desafio para a marca Kamen Rider. Se conseguirmos superar esses 5 anos, a comemoração do 20º aniversário dos Heisei Riders pode ser possível. Não sei quem vai ficar encarregado do programa em si, mas "já deixei a terra cultivada pra crescer, qualquer que seja a semente plantada".]

sexta-feira, agosto 21, 2009

Kamen Rider W – Comentários!

Estava há pouco, conversando pelo MSN com meu amigo Giuliano Peccilli, que escreve o blog J-WAVE, e um dos assuntos era sobre tokusatsu. Mais especificamente falando, sobre os Kamen Riders DECADE e W. Bom, como eu ainda não havia comentado nada sobre o “W” aqui no blog, resolvi fazer esse post tirando de cabeça um pouquinho do que já sei a respeito do seriado, que estreará no dia 6 de setembro. Basicamente é o que eu conversei com o Giuliano, através de informações já divulgadas em revistas.
Reformulação da Franquia
Bom, como todos sabem, as séries Kamen Rider vão passar a estrear a partir de agora em meados de agosto/setembro, como parte da reformulação da franquia, e o primeiro projeto é essa série Kamen Rider W. Essa mudança foi um consenso que a Toei teve por questões de faturamento. Um outro detalhe, é que os filmes de agosto serviriam como uma espécie de encerramento dos seriados. Nos próximos 5 anos, a Toei vai utilizar a franquia para fazer experiências, para tentar fazer que a mesma dure os próximos 10 anos. Um dos problemas dos Heisei Riders, apontado pelo ex-produtor Shinichirô Shirakura, é a total falta de continuidade entre os seriados. Não há uma “migração” dos fãs. Por exemplo, quem é fã de Agito, pode não ser de Kuuga, como explicou Shirakura. E isso foi refletido no faturamento da campanha realizada em conjunto com o Seven Eleven, em que os produtos dos Riders como Kuuga e Agito tiveram menos saída dos que os mais recentes. O público tende a ir atrás do mais novo. Shirakura, hoje diretor suplente dos estúdios da Toei de Tokyo, deixa o futuro dos Heisei Kamen Riders nas mãos de Hideaki Tsukada, o novo produtor da franquia. Tsukada foi o produtor das séries Super Sentai Dekaranger, Magiranger e Gekiranger. Como vai se dar essa reformulação, só o tempo dirá!
All Rider Tai Dai Shocker
O filme em cartaz, Gekijôban Kamen Rider DECADE: All Rider Tai Dai Shocker, é uma espécie de transição para essa nova fase. Entretanto, originalmente, DECADE não teria a inclusão dos Shôwa Riders, justamente por ser comemoração do 10º aniversário dos Heisei Kamen Riders. Shirakura era contra a inclusão dos Shôwa no filme, e disse que a idéia era incluir apenas os Heisei, mas devido ao que ele cita como “waru-nori” (má-influência), acabou tendo que fazer essa suruba de Riders. E isso porque foram apenas 26 Riders principais, já que a idéia original era incluir o 2º e o 3º Riders de cada série, ultrapassando mais de 50 personagens, o que foi vetado pela Toei, por questões de verba. Imaginem o número de suit-actors que seriam necessários?
Kamen Rider W
Bom, não dá pra dizer se a série vai ser legal ou não antes de assistí-la, mas pelo o que tenho lido em matéria de entrevistas, pode surpreender. Primeiro a respeito do roteiro, que vai ficar a cargo de Riku Sanjô, conhecido na área de animes. Ele foi o criador de Dragon Quest Dai no Dai Bôken (série exibida no SBT, com o nome Fly, O Pequeno Guerreiro), e mais recentemente trabalhou na 5ª série de GeGeGe no Kitarô. Em tokusatsu, sua experiência foi em Cutie Honey THE LIVE. Essa mudança pode ser boa, pra não ficar sempre nos mesmos roteiristas, como o Toshiki Inoue e a Yasuko Kobayashi, entre outros.
Com relação ao elenco, a tendência é que as histórias caminhem para um lado cômico, estilo dos “Warai-Konbi” (Dupla-Cômica), pelo perfil dos artistas escolhidos. Primeiro temos o Renn Kiriyama, que vai interpretar o Shôtarô Hidari, o “lado esquerdo” de Kamen Rider W (também, com o sobrenome Hidari=Esquerdo). Shôtarô será um detetive “hard-boiled”, ora arrogante, ora atrapalhado. O produtor Tsukada havia definido-o como uma espécie de “Hanamichi Sakuragi”, de Slam Dunk. Já a contraparte, Phillip, interpretado por Masaki Suda, vai ser um outro detetive, mas com características totalmente excêntricas! Definir Phillip, antes de ver o seriado, é algo meio complicado, mas parece que vai ser um tipo de personagem como o “L”, de Death Note, ou então o Tsukumo, da novela Mr.Brain, de qualquer maneira, um personagem complexo. Phillip tem um super cérebro, uma espécie de “Google Humano”, como definiu o produtor Tsukada. Entretanto, as coisas mais óbvias ele demonstra não entender. A inspiração para compor o personagem veio do comediante Nobuyuki Hanawa, da dupla Knights. Hanawa tem esse perfil, se mostrando espantado com coisas que todo mundo já sabe. Um dos apelidos que Phillip carrega é “Hoshi (Chikyû) no Hondana” (Estante de Livros da Terra), devido ao seu vasto conhecimento. Falando em estante, numa das cenas, Phillip “lambe” uma estante, demonstrando seu lado esquisito. A química entre Shôtarô e Phillip deve ser bem interessante, já que são totalmente opostos. Vale lembrar que Suda tem apenas 16 anos, oito anos mais novo que o Kiriyama. Inclusive ele é o ator mais jovem a interpretar um Kamen Rider, superando o Takeru Satô (DEN-O), na época com 18 anos. A heroína de “W”, Akiko Narumi, vai ser interpretada pela gatíssima Hikaru Yamamoto. Akiko vai ser a chefe da agência de detetives Narumi, que era de seu pai, agora desaparecido. Ela terá a função de fazer os “Tsukkomi” (Crítica) em cima dos “Boke” (Bobagens) do protagonista Shôtarô. E essa talvez seja a parte interessante. Tanto a atriz como o personagem são nascidas em Osaka, entretanto, no seriado, ela vai falar sem sotaque, mas só na hora de aplicar os “tsukkomi” no Shôtarô, é que ela vai começar a falar o dialeto de Kansai. Quem já teve experiência parecida foi o ator Kôhei Kumai, o Kengo Eritate, de Kamen Rider Kiva, que teve que alternar os dois dialetos. Aliás, o Suda também é de Osaka, assim como a atriz convidada, Meibi Yamauchi (Ep.1&2). Meibi foi a Rin/Lunagel, de Mahô Sentai Magiranger. Ah, e não poderia me esquecer do famoso comediante Takeshi Nadagi, que vai fazer um policial. Com ele em cena, é gargalhada na certa!
Outro atrativo vai ser a interpretação do suit-actor Seiji Takaiwa, já que serão dois protagonistas em um. E vai ter momentos que cada lado vai tomar uma atitude diferente. Bom, Takaiwa já deve estar acostumado, pra quem já teve que interpretar 5 Imagins num corpo só (DEN-O Super Climax Form). Ah, e é óbvio, duas vozes falando ao mesmo tempo! Destaco também a volta ao sistema antigo, do “W” tendo que enfrentar um “grupo do mal”, a Família Sonosaki. A letra “W”, além do significado “Double”, também significa “Wind”, já que a história se passa na cidade fictícia de “Fuuto” (Cidade do Vento). Originalmente, a cidade se chamaria “Suito” (Cidade da Água), mas aí, pra achar uma boa locação repleta de água, ia ser embasado... E mais um detalhe, na concepção original, Kamen Rider W seria interpretado apenas por uma pessoa, Shôtarô. A outra parte, seria o espírito de seu falecido “senpai”, que possuiria o seu corpo! Possessão de corpo de novo ia ser duro de aguentar, né? De resto, só nos resta aguardar o seriado!

quinta-feira, agosto 20, 2009

Entrevista com Ryouta Murai (Yusuke Onodera/Kuuga)

A aparição de um Kuuga só meu=Rising Ultimate me deixou muito feliz.

Honestamente falando, estava na dúvida se todos os Heisei Riders iam aparecer mesmo no filme. Porém, o projeto foi muito mais além disso. No início, eu pensava que todos os Riders alinhados fosse algum tipo de brincadeira. Não imaginava que fossem colocar os Riders da geração Shôwa no DECADE, que é a obra comemorativa do 10º aniversário dos Riders Heisei. Graças a isso, até confrontos dos sonhos como o X Rider vs o Kuuga Dragon Form puderam ser imaginados.
Mas ao saber que era realidade, o que veio após o susto foi a sensação solene de que eu estaria me envolvendo numa obra de proporções insuperáveis. Pensava em querer entrar logo nas filmagens. Além disso, pensava que não aconteceria nada de mais formidável na minha vida (Risos).
E terem colocado no filme até a Rising Ultimate, um power-up do Kuuga para o Yusuke... Fiquei muito feliz em ter conseguido um Kamen Rider só meu. Porque eu mesmo tenho a imagem de que o Kuuga é um personagem do Joe Odagiri, não é algo só meu. Mas a Rising Ultimate é um Kuuga só pra mim. Por isso, aproveitei pra tirar muitas fotos lá no local de filmagem (Risos).
Nas filmagens, o set da base da Dai Shocker era impressionante. O Renji Ishibashi e o Ren Ohsugi terem ficado naquelas formas (Risos), só de entrar no set, já elevou o ânimo do local. A primeira vista podem parecer assustadores, mas normalmente são pessoas invariavelmente gentis. Em especial o Ohsugi, que parece ser a primeira vez num papel desses, e quando vinha nos perguntar num tom de voz gentil “Kore de ii desu ka ne?” (Isto fica bem assim?), eu ficava meio intranquilo, afinal cada um tem o seu jeito.
Só que quando a câmera começava a rodar, aí sim eu percebia como a interpretação de uma pessoa veterana é formidável, a imagem ficava fantástica. No set, não apenas monstros, havia também uma multidão de soldadinhos, e quem diria, ver o Yusuke cercado por eles... Nunca tinha passado por algo assim, e ao experimentar isso, fiquei realmente espantado. Na verdade, no dia da gravação eu tinha pego um resfriado, e minha disposição não estava lá essa coisa... Ficou uma interpretação cuja tensão eu não entendia direiro. É óbvio que já estava acostumado em estar cercado por monstros, mas também fiquei intranquilo se conseguiria transparecer a situação de perigo ao ser encurralado (Risos). Assim, ao permitirem que eu participasse do filme e da série de TV, me veio algo à cabeça. Se Kamen Rider não fosse exibido há 38 anos, DECADE não existiria e muito menos o meu Yusuke. Só de pensar na profundidade da história e no poder de ligação, isso mexe com o emocional. Por isso, estou muito feliz em fazer parte dessa história, através dessa produção, recebendo uma experiência que eu não conseguiria em outro lugar.
Por fim, com a participação do Kurata e do Kashu, fiquei muito feliz em poder receber mensagens dos “senpai” (veteranos), com a sensação de terem deixado o legado dos Riders nas nossas mãos.
DECADE é uma produção que comemorou o 10º aniversário dos Riders Heisei, mas acho que o filme, que também expressa a história dos Riders da era Shôwa, é uma obra que vai manter o elo de ligação com as séries que virão a partir de agora. Sendo assim, ficaria feliz se pudessem ir se divertir no cinema, não apenas uma vez, mas duas ou três vezes.

*Entrevista publicada no panfleto oficial do filme.

Entrevista com Kanna Mori (Natsumi Hikari)

No filme, Tsukasa e Natsumi estão representados acima do que na série de TV.

Na época em que começaram as gravações da série de TV, o pessoal vinha com um papo de que “esse Rider era bonito”, só que eu não ia na onda e era a única a ficar de boca aberta, mas agora sim eu compreendo a qualidade. Eu acabei caindo no encanto dos Riders através das filmagens, a ponto de eu mesma começar a dizer coisas como “O legal é o Decade, muito foda a pose de costas com a mão levantada” (Risos). Mesmo eu, que não conhecia tanto dos Riders, sabia pelo menos o que era Shocker, e quando eu fiquei sabendo do título do filme, já previa que ia se tornar algo sensacional.
O filme ficou como “All Rider Tai Dai Shocker”, mas a relação dos dois, Tsukasa e Natsumi, está profundamente representado. Especialmente a parte em que era necessário ficar convencida de que o “Tsukasa era um traidor muito baixo”, eu acabei me distanciando involuntariamente do Inoue, ficando sem conversar com ele até o momento de contracenarmos. Como o normal seria estarmos sempre nos falando, fiquei com a sensação de ter feito algo de ruim, mas depois, ao indagá-lo, ele disse que “já tinha sacado”. Apenas colaborou para conseguirmos construir essa sensação amarga. Na TV, ainda não chegamos a esse ponto, já que não teve nenhuma cena assim. Por isso, até mesmo a fala “Kaettekudasai” (Vá embora) soou de forma extremamente pesada... Depois, quando Tsukasa levanta-se e ressurge como Decade, o sentimento em relação ao Tsukasa entrou dentro de mim, e eu mesma fiquei muito feliz, a ponto da emoção tomar conta.
Depois tem a parte em que o vovô era o Shinigami Hakase. Fiquei chocada ao saber que a família era de gente má. O Ishibashi estava bem diferente do normal, excessivamente assustador. Só dele estar no fundo do set de filmagem já dava medo... Só que ao se afastar da interpretação, voltava a ser o Ishibashi de sempre. Ao ser cutucada com a bengala, eu respondia com um “Ojiichan!” (Risos). O Oosugi também é uma pessoa franca, mesmo com aquela aparência, ele ficava perguntando “Será que eu fico atraente, se fizer assim?”, era um local muito divertido.
Fora isso, ficar ensopada na cena do aqueduto subterrâneo ou ser perseguida pelos soldadinhos não foi moleza, de interpretação à ação, foi um filme que experimentei de tudo. Por isso, no último dia de filmagem, após terminar a minha última cena, ao ouvir o “Ijô, Natsumi All Up desu!” (Natsumi, fim das gravações!), as lágrimas começaram a escorrer naturalmente, enquanto corria em direção ao diretor. Só eu fiquei com a tensão elevada e acalorada (Risos). Ao contrário da minha pequena participação no filme da primavera, “DEN-O & DECADE”, consegui atuar do começo ao fim, o que me deixou com o sentimento de paixão por todos! (Minna Dai Suki!).
Fiquei feliz pela Natsumi estar inserida bem no meio da trama. Na série de TV, foi ela quem encontrou o Decadriver, foi ela quem entregou o K-Touch, parece até que a Natsumi tem a função de entregar algo ao Decade, quando o Tsukasa está em perigo. Natsumi não serve apenas pra apertar o “Warai no Tsubo” (Cavidade do Riso)! E eu quero deixar dito com todas as palavras que, o Tsukasa ter virado o Decade foi graças a Natsumi (Risos).
Eu fico totalmente honrada e feliz em poder participar como heroína deste filme, que não é só do DECADE, mas a síntese dos Kamen Riders. Talvez eu esteja um pouco apressada, mas espero que apreciem tanto no cinema quanto em DVD (Risos).

*Entrevista publicada no panfleto oficial do filme.

Entrevista com Masahiro Inoue (Tsukasa Kadoya/Decade)

Neste filme, Tsukasa, mesmo sendo traído, mesmo sendo repudiado, levanta-se e descobre algo importante para o homem.

O Tsukasa já viajou por diversos mundos na série de TV, mas quando eu ouvi que ele iria para o seu próprio mundo no filme, eu pensei, “até que enfim”. Se pensarmos que um dos mistérios até agora era se ele tinha pais, família e amigos, na verdade ele foi para um mundo absurdo...fora das expectativas. Eu já tinha a premonição de que a identidade verdadeira do Tsukasa era do lado mal, mas dizer que ele liderava um exército de chefes (kanbu) e monstros (kaijin) como o Grande Líder (Dai Shuryô) da Dai Shocker, superou minhas expectativas, uma escala inacreditável (Risos). Por isso fiquei preocupado se conseguiria interpretá-lo, mas o local de filmagem era muito divertido (Risos). O trono do Grande Líder ficava num lugar alto do set, e ao sentar-se nele, dava uma sensação boa olhar de cima pra baixo os monstros.
E na série de TV, a cada troca de mundo, me aconselho com o maquiador e o figurinista, e sempre mudo o penteado e as vestimentas. Talvez o normal seria eu perguntar “Porque tem que mudar? Porque tenho que ficar desse jeito?”, mas como já está definido em DECADE que se o mundo mudar, Tsukasa também muda, quero me aproveitar ao máximo disso, me divertindo livremente. Mas às vezes eu me pergunto, “Isso tá ok, mesmo?” (Risos).
Como agora se trata de um filme, deixei a imagem acima do que havia sido pensado até o momento. Em especial, a vestimenta (jaqueta com a marca da Dai Shocker) ficou fantástica, na qual adotaram as minhas sugestões, como design, tipo de tecido da calça e a altura da marca DCD, mas também teve as idéias e o apoio do staff. Quero expressar uma agressividade acima do normal, vestindo-a sem nada por baixo, expondo o colar na mudança de câmera, algo construído ao longo do tempo. A maquilagem também não fica inferior a vestimenta, deixei o penteado combinando com a maquilagem escura dos olhos, mas sem deixar a vestimenta ofuscar a maquilagem... Buscando sempre uma melhora, acho que consegui extrair ao máximo o personagem Tsukasa.
Pelo lado da interpretação, Tsukasa recobra a memória perdida de seu próprio mundo e reencontra seu elo familiar, mas ao mesmo tempo perde muitas coisas, é a primeira vez que eu tive uma experiência assim. Especialmente quando ele é traído pela irmã e pela organização, na parte que ele fica deprimido eu senti uma certa infantilidade e humanismo dentro do Tsukasa.
Durante as filmagens, eu dialoguei muito com o diretor Kaneda, e a cena que mais entrou emoção foi aquela debaixo da chuva, quando o Tsukasa, após perder tudo, acaba sendo repudiado pela Natsumi. Apesar da maneira leve de falar do diretor Kaneda, senti uma enorme pressão quando ele disse, “Tudo está em jogo nesta cena aqui” (Risos).
Assim, Tsukasa perde muitas coisas, que trazem dolorosas lembranças, mas para poder ligar com a próxima cena, a parte boa é fazê-lo tentando recuperar tudo desesperadamente. E uma vez perdido tudo, o que o Tsukasa descobre em seguida é a amizade e o amor, algo que ele percebe que é muito imortante para o homem. Espero ter conseguido transmitir bem essa parte.
Yusuke e Natsumi, assim como o rival Daiki, cada um deles tem presença necessária no filme, e não apenas como Tsukasa, eu mesmo pude sentir novamente a importância dos companheiros.
Por falar em companheiro, o Eijirô também é um deles, mas ele acaba virando o Shinigami Hakase. Devido ao vigor que ele tinha junto com o Oosugi, pensei que ia ficar encolhido no meio deles, mas quando interpreto, deixo o Tsukasa baixar dentro de mim, conseguindo bater de frente sem a pressão diante do Ishibashi e do Oosugi. E senti novamente toda indelicadeza do Tsukasa (Risos).
E a relação com a Sayo também é um ponto importante. Como eu não tenho irmã mais nova, tratei a Arai como se fosse a minha irmã de verdade, e lembrando que na série de TV (Mundo do Kabuto), havia a descrição de que eu teria uma irmã mais nova, não me esquecendo disso na interpretação do filme.
E na atuação com o GACKT, que vinha desde o PV da canção tema, tive a experiência de sentir a espantosa força de influência de uma pessoa – uma força de atração que só os bons atores tem. Como uma pessoa que realiza diversas atividades, ser ator não é seu trabalho principal, e isso serviu de grande lição pra mim como intérprete.
Assim como na série de TV, Tsukasa passa a encontrar diversos Riders, eu mesmo passo a atuar com muitos convidados, aprendendo diversas coisas... Pra mim, acho que é uma obra em que eu consegui realizar uma ótima viagem. Como obra comemorativa do 10º aniversário dos Heisei Riders, o filme é algo de especial, pude sentir novamente a profundidade do legado que continua desde o Rider 1-Gô, e ao mesmo tempo senti a pressão como protagonista de um trabalho monumental assim. Tem momentos que eu me pergunto se tinha sido o cara adequado, não sei se eu me acostumo com isso. Mas tornar-se o protagonista, acho que é assim mesmo.
E mais uma coisa, acho que os protagonistas dos Riders passados com certeza já chegaram a sentir ciúmes da obra seguinte. Na verdade, eu mesmo tenho inveja do “W”. Mas como protagonista de DECADE, o que eu devo fazer no final é passar o bastão de forma convincente ao “W”. Acho que Kamen Rider vem se tornando uma obra cada vez melhor, graças à passagem de bastão e ao ânimo elevado dos Riders até o momento. Por isso mesmo, também quero elevar muito o ânimo de DECADE neste filme, passando isso ao “W”, e ao mesmo tempo compartilhando a pressão. Quero que os protagonistas de “W”, Kiriyama e Suda, superem a pressão e consigam produzir um bom trabalho, é isso que eu desejo.
E pela última frase do Tsukasa, “Sekai wa mugen ni hirogatteiru” (O mundo está crescendo infinitamente), parece que ainda vai continuar a viagem, acho que enquanto houver mundos, a viagem é algo interminável. Acho que isso é igual para todos. O “mundo” a que me refiro não é o sentido exato da palavra, mas às várias experiencias como esportes, estudo e trabalho, nos quais qualquer um pode e deve viajar como o Tsukasa.
Agora, resta pouco da viagem do Tsukasa, do que pode ser mostrado na TV, mas desejo que ninguém perca. E como a viagem de Masahiro Inoue acabou de começar, observem com muita atenção.

*Entrevista publicada no panfleto oficial do filme.

terça-feira, agosto 18, 2009

Gekijôban Kamen Rider DECADE: All Rider Tai Dai Shocker (Comentários Parte 3)

旅の終わりに。

A perseguição ao Kaitô e a Natsumi continua, agora pelo Jark Shôgun e seu bando de monstros. Nesse momentoé revelado como o Kaitô conseguiu o Diendriver – roubado da própria Dai Shocker, o qual Jark vem reivindicar. Finalmente Tsukasa para de fugir de si mesmo e decide acabar com a Dai Shocker. Ele encara o Jark Shôgun, mas é o Diend que acaba derrotando-o, com seu Final Attack Ride “Dimension Shoot”. Uma pena o Jark não ter se transformado no Jark Middler! (Sacanagem, perdeu muito fácil!). Com a morte de Jark, Jigoku Taishi e Shinigami Hakase decidem eles mesmos irem pra luta, com uma cacetada de monstros. Jigoku Taishi se transforma no monstro Garagaranda e o Shinigami Hakase no Ikadevil. O mais engraçado é a maneira cômica que fizeram pra se transformar. Jigoku Taishi faz gargarejo com cerveja (GaraGaraGara...), um trocadilho com o nome do monstro. Quando eu lí isso numa entrevista do diretor Osamu Kaneda, achei que ele estava de brincadeira. Vale lembrar que o ator Ren Oosugi fez gargarejo com água, na gravação. Já o Shinigami Hakase solta uma “piadinha de velho” infame. Numa mão ele segura uma lula seca (Ika) e na outra, uma garrafa de cerveja (Beer), formando o trocadilho Ika de Biiru (=Ikadevil). Ah, na série Kamen Rider, Jigoku Taishi e Shinigami Hakase se transformavam nesses mesmos monstros.

Em desvantagem numérica, Decade e Diend recebem o apoio dos outros 22 Riders, que surgem de uma “aurora temporal”. Embora eles tenham sido derrotados no torneio, sempre que o mal existir, eles haverão de aparecer! Daí pra frente, eu posso até encurtar a história, já que a pancadaria corre solta! Você acaba nem sabendo quem está batendo em quem...HeHeHe! Pelo menos no meu caso, afinal eu não fico decorando lutas... Na batalha, eu destaco a participação cômica do DEN-O, ao tentar fazer sua apresentação “Ore, Sanjô!”, e ser atrapalhado por um soldadinho! Momotaros roubando a cena... Garagaranda é derrotado pelo “Rider Double Kick” de 1-Gô e 2-Gô. Já o Ikadevil dá mais trabalho, precisou dos Final Attack Ride de Decade, Diend e Momotaros, utilizando respectivamente o Faiz, Blade e Kiva. Engraçado é a última frase do Ikadevil, “Mata Aou” (Nos vemos novamente). Acho que é porque ele volta a ser o Eijirô...

Em seguida, temos a luta entre Decade e Kuuga Rising Ultimate. Conversando com sua irmã, através dos olhos de Kuuga, Tsukasa consegue fazer com que Sayo o perdoe e assim, faz ela recuperar a confiança nele. Sayo joga a Pedra da Terra no chão, fazendo com que Yusuke volte ao normal. Nesse instante, Tsukikage fica possesso de raiva e vai para a batalha, como Shadow Moon. Decade e Kuuga (na forma Rising Ultimate, mas com olhos vermelhos) acabam não sendo páreos para o Shadow Moon, e eis que do nada, surge um autêntico “Toori-sugari no Kamen Rider” (Kamen Rider só de passagem) – Kamen Rider W (Double). Pela ângulo de visão do Decade, um Kamen Rider Verde. Pelo ângulo de visão do Shadow Moon, um Kamen Rider Preto. Essa é uma das partes mais engraçadas! Conseguiram filmar de um jeito que você não vê a contra-parte. Shadow Moon toma uma surra, mas surra mesmo do W, a ponto do novo Rider não sofrer um arranhão sequer. W apresenta suas três formas, Cyclone Joker, Heat Joker e Heat Metal, e termina arremessando o Shadow Moon contra o castelo da Dai Shocker, deixando incrustado da parede. E depois ainda toma 25 Rider Kicks! Deu até pena...HeHeHe! (Quem é fã do Shadow Moon deve estar morrendo de raiva).

Shadow Moon é derrotado e o castelo destruído. E quando se pensava que a Dai Shocker estava acabada, surge o último cabeça da organização, o gigantesco King Dark! De repente, aparece o Kamen Rider J em sua Jumbo Formation, com o Diend em seu ombro. Não me perguntem como o Kaitô fez para evocar o J... Mesmo para o J, King Dark mostra-se um adversário difícil, então Diend faz um Final Form Ride com o Decade, transformando-o num gigantesco Decadriver. Daí J se transforma na Complete Form de Decade. Todos os Riders se transformam em cartas (Ganbaride) gigantes, que energizam o super-mega-colossal Rider Kick de Decade! Totalmente Bizarro!!! Só não gostei desse final... Ah, e antes que eu me esqueça, muitos devem estar se perguntando, onde entra o Tetsuo Kurata (Black/Black RX) e o Toshiki Kashû (Agito)??? Ambos só gravaram uma mensagem de agradecimento ao Tsukasa, após a batalha, quando os Riders voltam para seus respectivos mundos. Se eu dissesse que eles nem estiveram no filme, não estaria cometendo uma gafe. Sim, porque não contracenaram com o restante do elenco. Até o Momotaros teve maior destaque, no final ele diz “não me chamem de novo, sou um cara ocupado”. O Toshiki Kashû até vai, já que quase não se falava da sua participação, mas o Kurata não, afinal ele esteve na coletiva de imprensa. Lastimável não terem aproveitado melhor o personagem, mas “Yûjô Shutsuen” (Atuação de Amizade) é assim mesmo! Felizmente ele teve seu destaque na série de TV. Acho que vocês entendem o que eu quis dizer com final pobre! E pra finalizar, deixo aqui a parte mais hilária, o Diend dizendo “Wasuremono” e o Amazon respondendo, “Diend, Tomodachi!”. Vocês vão entender quando assistirem o filme! (おわり)

Gekijôban Kamen Rider DECADE: All Rider Tai Dai Shocker (Comentários Parte 2)

門矢 士の正体は・・・

Terminado o torneio dos Riders, o estádio vem abaixo com a aparição do castelo da organização Dai Shocker. Já dentro do castelo, Yusuke e Natsumi, sem entender nada, ficam cercados por monstros da Dai Shocker. Em seguida, surgem os dois cabeças da organização, Jigoku Taishi e Jark Shôgun. Eijirô, avô da Natsumi, aparece todo afobado pra ver se a netinha está bem, e aí entra a parte mais nonsense. Jigoku Taishi empurra Eijirô, dizendo algo como “não atrapalhe seu velho”, e este responde, “quem você está chamando de velho?”. Uma capa vem em direção ao Eijirô e ele se transforma no Shinigami Hakase, o terceiro cabeça da Dai Shocker. Neste momento, é revelado a verdadeira identidade do líder (dai shuryô) da Dai Shocker, Tsukasa Kadoya! Yusuke e Natsumi não conseguem acreditar que foram traídos pelo Tsukasa, seguindo as profecias do Narutaki, transformando-se no verdadeiro mal. Yusuke e Natsumi são jogados por uma escotilha e caem no subsolo do castelo, numa espécie de esgoto. De lá eles voltam para a mansão e encontram Sayo e Tsukikage, que mostram as suas verdadeiras identidades, Dai Shikan Bishumu e Shadow Moon! Utilizando a tristeza da Sayo, por ter sido abandonada pelo Tsukasa, Tsukikage passa a controlar a vontade da garota, e faz com que ela controle o Yusuke. Através da força da “Pedra da Terra” em seu colar, Sayo transforma Yusuke na forma Rising Ultimate. Desolada, Natsumi se refugia na Hikari Shashinkan.

No castelo, Tsukasa descobre que estava apenas sendo usado por Tsukikage, cujo objetivo era assumir o posto de líder da organização. Já fazia parte dos planos de Tsukikage, utilizar o Tsukasa para eliminar os outros Riders. Tsukasa é atacado por Tsukikage, munido do Satan Saber, e acaba sendo jogado no mesmo subsolo do castelo, onde caíram Yusuke e Natsumi. Lá, ele quase é morto pelo Yusuke (Rising Ultimate). Após perder tudo e estar na lama, ele tenta pedir ajuda para a Natsumi, que o repulsa, por perder a confiança no Tsukasa.

Perseguida pela Dai Shocker, Natsumi passa a ser ajudada pelo Narutaki, que no fim das contas, era quem estava com a razão, ao dizer que o Decade era o destruidor dos mundos. Mas para qualquer lugar que eles tentam fugir, já está ocupado pelos soldados da organização. Os dois são salvos pelo Kaitô, disfarçado de soldadinho da Dai Shocker. Para impedir o avanço da Dai Shocker, Narutaki aconselha a contar com a colaboração de outros Riders. Logo de cara, Natsumi e Kaitô vão tentar convencer Ouja e Kick Hopper a se aliarem. Mas logo os dois, pô? Os Riders mais rebeldes, o primeiro é chegado num “matsuri” e o outro, em “jigoku”! Para os dois, a Dai Shocker chama mais a atenção... Ouja e Kick Hopper atacam Kaitô, que se transforma em Diend e evoca três Riders, Raia, Gai e Punch Hopper! Aí vira uma suruba só, Ouja VS Raia&Gai e quem diria, os irmãos do inferno, Kick Hopper e Punch Hopper, se enfrentando!

Sem rumo, Tsukasa se encontra numa construção abandonada, quando é supreendido por Jôji Yûki (vulgo Riderman), que quer vingança contra o Tsukasa. Jôji havia traído a Dai Shocker, e como punição, teve o seu braço direito amputado a mando do líder da organização (na época, o Tsukasa). Mas vendo a situação em que se encontra o Tsukasa, ele sente é pena mesmo, e até diz “que esse não é o Tsukasa que eu conheço”. Apesar da pequena participação, GACKT (Jôji Yûki) tem uma função importante na história. É ele quem vai fazer o Tsukasa recobrar a auto-confiança. A frase dele é marcante: “Mesmo sozinho, lute enquanto tiver vida. Isso é ser Kamen Rider!” (つづく)

segunda-feira, agosto 17, 2009

Gekijôban Kamen Rider DECADE: All Rider Tai Dai Shocker (Comentários Parte 1)

キタ!キタ!!キタ!!!

Bom, finalmente, depois de uma semana da estréia do filme de DECADE, estou aqui para tecer meus comentários (tinha sido dominado pela preguiça e pelo calor). Nem sei por onde começar, não sei se eu começo do fim ou do começo mesmo! Ah, seja o que a minha memória conseguir lembrar...HeHeHe! E lembrando que, quem não quiser saber da nada antecipado, é melhor dar meia volta!
Olha, a primeira palavra que vem a minha cabeça pra definir este filme é “fan service”. Nada mais do que isso. Não precisa explicar nada, não precisa ter nexo, basta acontecer e pronto! É mais ou menos isso que eu senti. O filme é bom, divertido, numa ação ininterrupta, muitas lutas legais e... um final pobre! Eu imaginava que haveria um elo de ligação direta com a série, ou pelo menos com os episódios em que aprarecia o Tetsuo Kurata (26/27), mas parece que vai ficar como um final alternativo mesmo. Ainda faltam dois episódios pra série acabar, então não posso tirar muitas conclusões.

O filme começa com uma luta frenética entre Amazon e Decade, num estádio, que depois, automaticamente migra para uma floresta (imagem virtual?). Só que uma luta de igual pra igual, com direito do Amazon dar umas mordidas no braço do Decade! Aliás, isso foi uma coisa que eu gostei, de terem equilibrado o poder dos Shôwa Riders, mas mantendo as suas características antigas. Morri de rir com o Tsukasa dizendo, “Mordida é contra as regras”. Decade assume então a forma de Hibiki, e dispara fogo pela boca, algo que havia sido abolido na série original. Curiosamente, a luta entre Amazon e Hibiki foi uma idéia do produtor Shinichirô Shirakura, que queria ver os dois Riders mais estranhos de suas épocas se confrontando! Muito legal o Amazon, de forma selvagem, rebatendo as chamas lançadas pelo Ongeki-bô Rekka, de Hibiki.
De repente, mudamos para a Hikari Shashinkan. Lá, Tsukasa mostra suas novas fotos, e para espanto de todos, todas estão com foco. Então Natsumi acredita que este possa ser o Mundo do Tsukasa. No rolo de cenário, a imagem de uma mansão. Em seu bolso do casaco, Tsukasa encontra uma chave misteriosa. No corredor da Shashinkan, um quadro da porta desta mesma mansão, com a imagem do Tsukasa e mais alguém... Tsukasa, Yusuke e Natsumi chegam a esta mansão e adentram com a tal chave. No andar superior, conhecem Sayo Kadoya, que ao ver o Tsukasa, o recepciona com um “kaettekitekureta no ne, onichan”! Daí é que o Tsukasa descobre que estava realmente em seu mundo. Surge Nobuhiko Tsukikage, quem cuidou da Sayo, durante o período de ausência do Tsukasa (que havia adquirido o poder de viajar entre os mundos, quando criança, após a morte dos pais). Mas sua irmã não podia acompanhá-lo... De repente, prédios começam a desaparecer, sinal de que os mundos estão se fundindo. Tsukikage explica que o único modo de parar isso é decidindo quem é o Rider mais forte, através de um torneio. É nesse instante que sem mais, nem menos, Tsukasa recobra toda a memória!
Daí voltamos para o torneio, quando Decade derrota o Amazon. Em seguida, ele encara o Black RX, que utiliza suas duas formas, Robo Rider e Bio Rider, mas acaba perdendo para o “clock up” de Kabuto (Decade). Em seguida, é a vez do Yusuke entrar em ação. Nesse momento, não poderia faltar a tradicional propaganda da Oronamin C, com o Yusuke entregando a garrafinha para o Tsukasa, numa espécie de “baton touch”. Kuuga derrota o X, numa luta de bastões, utilizando sua Dragon Form. Curiosamente, uma luta entre dois Riders “aquáticos”. Outras lutas: Ryuki VS ZX (creditado erradamente como Zeronos, no panfleto), Blade VS Stronger e Sky Rider VS IXA (mas porquê logo o IXA?). Chega então a luta final, 3x3. Do lado Heisei, temos Decade, Kuuga e o intrometido do Diend. Do lado Shôwa, os sobreviventes V3, Super-1 e Black. E uma luta muito legal, com o Kaito utilizando sua carta “invisible” e fugindo da luta...HeHeHe! Se 2 contra três já era difícil, Yusuke se coloca na frente do Tsukasa e acaba recebendo o Rider Kick do V3, ficando fora de combate. Mas não tem problema, com o Decade ninguém pode! Foi só utilizar a carta pra criar mais duas cópias de si e dar um Rider Kick triplo! Pô, queria ver o Super-1 utilizando suas luvas especiais! Tornando-se o vencedor do torneio, Tsukasa finalmente mostra o seu verdadeiro lado... (つづく)

sexta-feira, agosto 14, 2009

Sekiguchi Hiroshi no Tokyo Friend Park II [D-BOYS]

Ontem, das 20hs às 20h54, foi exibido pela TBS o programa Sekiguchi Hiroshi no Tokyo Friend Park II, que trazia como convidados, o grupo de atores D-BOYS. TFP2, como também é conhecido, é um programa de gincana que é exibido há anos pela emissora. O D-BOYS, acho que dispensa comentários, não é? Criado pela agência de talentos Watanabe Promotion, daí é que tem saído vários atores para tokusatsu e especiais de palco, como o The Prince of Tennis. Os convidados desta vez foram estes: Hiroki Suzuki (Kandô Jan/Geki Red), Hirofumi Araki (Kurojishi Rio), Yûichi Nakamura (Sakurai Yûto/Kamen Rider Zeronos), Masahiro Usui (Hant Jô/Go-on Green), Masashi Mikami (Mogami Sôta/Bouken Blue) e Masato Wada (Maratonista). O líder da equipe era o Hiroki. Infelizmente perdi o começo do programa, pois estava apenas zapenado pelos canais. As imagens não ficaram boas, pois gravei o restante do programa em baixa qualidade. No programa, os convidados tem que passar por 4 provas até chegar a etapa final, dos dardos!



Quiz! Body & Brain – Nesta prova, os candidatos tinham que responder perguntas, em cima de uma esteira rolante!

Hiroki Suzuki conta que em Gekiranger, o pessoal tinha que se reunir às 5hs da manhã, por causa das distantes locações. Suzuki tinha que citar 4 atores que interpretaram “Reds” em Sentais após 2000. Cleared!

Yûichi Nakamura revela o nome da garota que ele gosta – Nao Yoshikawa – um personagem do manga Good Mornig Call! Sim, ele confessa que é viciado em shôjo manga! Nakamura teve que citar vários nomes de revistas shôjo manga. Cleared!

Masato Wada, o único que não surgiu como ator, conta seu tempo de maratonista, na Hakone Ekiden (tradicional maraona que parte da estação de Hakone). Wada teve que dizer o nome de 4 universidades que faziam parte do trajeto da Hakone Ekiden, tanto na ida como na volta. Cleared!

Hirofumi Araki revela que nos tempos de colégio, já fez parte do “sadôbu” (clube do chá), mas apenas por um mês, só porque achava a “buchô” (líder) bonita. O sadôbu normalmente é um clube formado por garotas. Araki teve que dizer o nome de 4 instrumentos utilizados no sadôbu. Cleared!

Masahiro Usui conta que após o colégio, adorava passar no karaoke para cantar as músicas da YUI (BLEACH, Fullmetal Alchemist etc). Usui teve que dizer o nome de 4 singles da YUI, em que ela aparece com uma guitarra. Cleared!

Masashi Mikami conta que já trabalhou num café, e daí veio o gosto pela bebida, a ponto de transformar sua casa num café. Mikami teve que dizer 4 nomes de grão de café, mas ele foi o único que não passou. Felizmente a prova já estava superada, pois bastava que 5 participantes vencessem. Not Cleared!

Pra encerrar, teve a tradicional prova do Hyper Hockey, contra a dupla Honjamaka. Os D-BOYS ganharam por 7 a 5, mas a dupla Nakamura e Usui pagaram um mico logo no começo, deixando o disco entrar, antes mesmo da partida começar!

No final, a prova dos dardos! Vejam a cara que o Hirofumi Araki fez ao ganhar um “tawashi” (esponja de palha). Ele, que deu um show nas outras provas, foi o único que pagou o mico de levar uma esponja de palha. Inclusive ele fez um trocadilho com o nome de seu personagem, Kurojishi Rio: “Kuro Sôji-shimasu” (Vou limpar a sujeira preta).

terça-feira, agosto 11, 2009

Entrevista com a atriz Fukumi Kuroda!!!

Em comemoração ao lançamento dos DVDs de Dengeki Sentai Changeman, a revista Toei Hero Max (Vol.30) publicou uma entrevista muito legal com a atriz Fukumi Kuroda, intérprete da eterna vilã Raínha Ahames. Ela fala da construção de seu personagem, de algumas situações da época, comenta sobre o restante do elenco (lembrando nome por nome), e fala também de sua participação no filme “Tanpopo”, em paralelo à série Changeman. Este filme chegou a ser exibido algumas vezes pela Bandeirantes, no ínicio dos anos 90, se não me falhe a memória, com o título “Tampopo, Os brutos também comem macarrão”. Fukumi teve que pedir uma brecha nas gravações de Changeman, pra poder participar desse filme, no papel de uma gueixa. Dentre as curiosidades legais, ela conta que em algumas locações, já saiu para comer, vestida de Ahames mesmo. Ao entrar no estabelecimento, as pessoas tomavam um susto inicial, mas depois elas voltavam a comer, fazendo uma cara de que nada tivesse acontecido (Risos). Fukumi conta que aquela segunda vestimenta (após ser banhada pela Rigel Aura), era um problema, já que devido ao tipo de material, não absorvia o suor. Mas felizmente ela conseguia se vestir sozinha, ao contrário da primeira vestimenta. Ela diz de vez em quando assiste as séries atuais, e como entende um pouco dessas situações de bastidores, seus olhos vão logo para as fantasias dos monstros e inimigos (Risos). “Será que hoje é mais fácil do que antigamente?”, indaga ela, pensando no sofrimento do pessoal do JAC (atual JAE). A seguir, um dos trechos que eu achei mais legal: “Ouvi dizer que existem muitos atores que não gostam de afirmar que participaram desse tipo de obra (tokusatsu) quando jovens, mas no meu caso, penso totalmente o contrário. Changeman é um trabalho que eu amo, Ahames é um personagem que eu amo. Hoje, o nível de reconhecimento nessas séries é maior do que antigamente, e atuar nelas dá um certo tipo de status. Fico feliz por essa situação, afinal, sou uma das graduadas.” E no final, a última pergunta da revista: “Se houver novamente um pedido de participação em tokusatsu...?” E a resposta da Fukumi Kuroda: “Novamente como a Ahames ia ser bom. Eu amo a Ahames. E desta vez, penso em trazer muito mais subordinados (Risos).” Acho que não precisa dizer mais nada! Isso é que é demonstrar amor pelo personagem! Quem quiser ler (ver) a entrevista na íntegra, clique nas respectivas páginas [Página 032] [Página 033]. Não tenho paciência pra traduzir tudo, se virem!