sexta-feira, agosto 21, 2009

Kamen Rider W – Comentários!

Estava há pouco, conversando pelo MSN com meu amigo Giuliano Peccilli, que escreve o blog J-WAVE, e um dos assuntos era sobre tokusatsu. Mais especificamente falando, sobre os Kamen Riders DECADE e W. Bom, como eu ainda não havia comentado nada sobre o “W” aqui no blog, resolvi fazer esse post tirando de cabeça um pouquinho do que já sei a respeito do seriado, que estreará no dia 6 de setembro. Basicamente é o que eu conversei com o Giuliano, através de informações já divulgadas em revistas.
Reformulação da Franquia
Bom, como todos sabem, as séries Kamen Rider vão passar a estrear a partir de agora em meados de agosto/setembro, como parte da reformulação da franquia, e o primeiro projeto é essa série Kamen Rider W. Essa mudança foi um consenso que a Toei teve por questões de faturamento. Um outro detalhe, é que os filmes de agosto serviriam como uma espécie de encerramento dos seriados. Nos próximos 5 anos, a Toei vai utilizar a franquia para fazer experiências, para tentar fazer que a mesma dure os próximos 10 anos. Um dos problemas dos Heisei Riders, apontado pelo ex-produtor Shinichirô Shirakura, é a total falta de continuidade entre os seriados. Não há uma “migração” dos fãs. Por exemplo, quem é fã de Agito, pode não ser de Kuuga, como explicou Shirakura. E isso foi refletido no faturamento da campanha realizada em conjunto com o Seven Eleven, em que os produtos dos Riders como Kuuga e Agito tiveram menos saída dos que os mais recentes. O público tende a ir atrás do mais novo. Shirakura, hoje diretor suplente dos estúdios da Toei de Tokyo, deixa o futuro dos Heisei Kamen Riders nas mãos de Hideaki Tsukada, o novo produtor da franquia. Tsukada foi o produtor das séries Super Sentai Dekaranger, Magiranger e Gekiranger. Como vai se dar essa reformulação, só o tempo dirá!
All Rider Tai Dai Shocker
O filme em cartaz, Gekijôban Kamen Rider DECADE: All Rider Tai Dai Shocker, é uma espécie de transição para essa nova fase. Entretanto, originalmente, DECADE não teria a inclusão dos Shôwa Riders, justamente por ser comemoração do 10º aniversário dos Heisei Kamen Riders. Shirakura era contra a inclusão dos Shôwa no filme, e disse que a idéia era incluir apenas os Heisei, mas devido ao que ele cita como “waru-nori” (má-influência), acabou tendo que fazer essa suruba de Riders. E isso porque foram apenas 26 Riders principais, já que a idéia original era incluir o 2º e o 3º Riders de cada série, ultrapassando mais de 50 personagens, o que foi vetado pela Toei, por questões de verba. Imaginem o número de suit-actors que seriam necessários?
Kamen Rider W
Bom, não dá pra dizer se a série vai ser legal ou não antes de assistí-la, mas pelo o que tenho lido em matéria de entrevistas, pode surpreender. Primeiro a respeito do roteiro, que vai ficar a cargo de Riku Sanjô, conhecido na área de animes. Ele foi o criador de Dragon Quest Dai no Dai Bôken (série exibida no SBT, com o nome Fly, O Pequeno Guerreiro), e mais recentemente trabalhou na 5ª série de GeGeGe no Kitarô. Em tokusatsu, sua experiência foi em Cutie Honey THE LIVE. Essa mudança pode ser boa, pra não ficar sempre nos mesmos roteiristas, como o Toshiki Inoue e a Yasuko Kobayashi, entre outros.
Com relação ao elenco, a tendência é que as histórias caminhem para um lado cômico, estilo dos “Warai-Konbi” (Dupla-Cômica), pelo perfil dos artistas escolhidos. Primeiro temos o Renn Kiriyama, que vai interpretar o Shôtarô Hidari, o “lado esquerdo” de Kamen Rider W (também, com o sobrenome Hidari=Esquerdo). Shôtarô será um detetive “hard-boiled”, ora arrogante, ora atrapalhado. O produtor Tsukada havia definido-o como uma espécie de “Hanamichi Sakuragi”, de Slam Dunk. Já a contraparte, Phillip, interpretado por Masaki Suda, vai ser um outro detetive, mas com características totalmente excêntricas! Definir Phillip, antes de ver o seriado, é algo meio complicado, mas parece que vai ser um tipo de personagem como o “L”, de Death Note, ou então o Tsukumo, da novela Mr.Brain, de qualquer maneira, um personagem complexo. Phillip tem um super cérebro, uma espécie de “Google Humano”, como definiu o produtor Tsukada. Entretanto, as coisas mais óbvias ele demonstra não entender. A inspiração para compor o personagem veio do comediante Nobuyuki Hanawa, da dupla Knights. Hanawa tem esse perfil, se mostrando espantado com coisas que todo mundo já sabe. Um dos apelidos que Phillip carrega é “Hoshi (Chikyû) no Hondana” (Estante de Livros da Terra), devido ao seu vasto conhecimento. Falando em estante, numa das cenas, Phillip “lambe” uma estante, demonstrando seu lado esquisito. A química entre Shôtarô e Phillip deve ser bem interessante, já que são totalmente opostos. Vale lembrar que Suda tem apenas 16 anos, oito anos mais novo que o Kiriyama. Inclusive ele é o ator mais jovem a interpretar um Kamen Rider, superando o Takeru Satô (DEN-O), na época com 18 anos. A heroína de “W”, Akiko Narumi, vai ser interpretada pela gatíssima Hikaru Yamamoto. Akiko vai ser a chefe da agência de detetives Narumi, que era de seu pai, agora desaparecido. Ela terá a função de fazer os “Tsukkomi” (Crítica) em cima dos “Boke” (Bobagens) do protagonista Shôtarô. E essa talvez seja a parte interessante. Tanto a atriz como o personagem são nascidas em Osaka, entretanto, no seriado, ela vai falar sem sotaque, mas só na hora de aplicar os “tsukkomi” no Shôtarô, é que ela vai começar a falar o dialeto de Kansai. Quem já teve experiência parecida foi o ator Kôhei Kumai, o Kengo Eritate, de Kamen Rider Kiva, que teve que alternar os dois dialetos. Aliás, o Suda também é de Osaka, assim como a atriz convidada, Meibi Yamauchi (Ep.1&2). Meibi foi a Rin/Lunagel, de Mahô Sentai Magiranger. Ah, e não poderia me esquecer do famoso comediante Takeshi Nadagi, que vai fazer um policial. Com ele em cena, é gargalhada na certa!
Outro atrativo vai ser a interpretação do suit-actor Seiji Takaiwa, já que serão dois protagonistas em um. E vai ter momentos que cada lado vai tomar uma atitude diferente. Bom, Takaiwa já deve estar acostumado, pra quem já teve que interpretar 5 Imagins num corpo só (DEN-O Super Climax Form). Ah, e é óbvio, duas vozes falando ao mesmo tempo! Destaco também a volta ao sistema antigo, do “W” tendo que enfrentar um “grupo do mal”, a Família Sonosaki. A letra “W”, além do significado “Double”, também significa “Wind”, já que a história se passa na cidade fictícia de “Fuuto” (Cidade do Vento). Originalmente, a cidade se chamaria “Suito” (Cidade da Água), mas aí, pra achar uma boa locação repleta de água, ia ser embasado... E mais um detalhe, na concepção original, Kamen Rider W seria interpretado apenas por uma pessoa, Shôtarô. A outra parte, seria o espírito de seu falecido “senpai”, que possuiria o seu corpo! Possessão de corpo de novo ia ser duro de aguentar, né? De resto, só nos resta aguardar o seriado!

8 Comments:

At sexta-feira, agosto 21, 2009 8:08:00 PM, Anonymous cks said...

por pouco os do contra não se sairam vencedores :P
mas tiveram que engolir os (o black) showa riders

ate aqui o double é o rider que eu mais fiquei com vontade de ver antes de estrear

 
At sexta-feira, agosto 21, 2009 8:21:00 PM, Blogger Spider-Phoenix said...

Se fizessem essa possesão de corpos ia ficar meio "copiado" do personagem Nuclear/Firestorm da DC comics hehe

Mas a série para mim está parecendo muito legal e ao contrário de muitos não achei o Phillip afeminado.


No mais fiquei bem animado com o fato de que vão por o produtor de Deka, Magi e Geki e vão colocar outro roteirista (principalmente o cara que escreveu um clássico como Fly, que apesar de não ter tido final na TV ficou muito bom no anime)

A ideia de renovar a franquia também é muito boa.Espero que tenham exito e invistam e bastante coisas diferentes.

E gostei da noticia sobre a atriz da Lunagel no seriado.

Vamos ver como vai ficar "Futari Wa Kamen Rider W" XD

Muito obrigado pelas novas informações Matsuda!

 
At sábado, agosto 22, 2009 2:43:00 AM, Blogger Hikaruon Dekabase said...

Há, também gostei da premissa de "Kamen Rider W". Acho que um apesar das peculiaridas dos personagens (um camponês e um urbano) chega a ser interessante, como que apesar do modo de viver serem diferente, tem o mesmo objetivo.
Me perdoe por entrar na polêmica, mas aqueles que os verem como "casal" chega a ser um tanto preconceituoso, sendo que fusão de 2 personagens em uma só identidade temos desde "Barom 1" até as fusões Gotenks e Gogeta de DBZ e nunca ví uma pessoa reclamar dessas fusões, só agora com "W".
Só uma pergunta Matsuda, acha que futuramente Riders teremos mais mechas ou robôs gigantes assim como Den-O, Kiva e o próprio W?

 
At sábado, agosto 22, 2009 4:20:00 AM, Blogger Betarelli, Ivan D. said...

Essa é a primeira matéria coerente que leio (e que vejo imagens) desse novo Rider. Só ouço coisas "ruins" à respeito, como Rider EMO, etc.

Palmas pra Toei, que mais uma vez dá uma guinada num gênero, até onde conhecemos, de sucesso, pra se preparar para o futuro.

 
At sábado, agosto 22, 2009 10:43:00 AM, Blogger Takeshi Age of Asia said...

Após ler a sua crítica, estou menos radical em relação ao "W", que eu também andei julgando como algo "extremamente" ruim. Mas ainda tenho maus pressentimentos. Se for mesmo um Hanamichi Sakuragi, esse personagem terá que mostrar mais virilidade, e pelas imagens e promoções, nenhum deles têm isso - não sou contra esses tipos atuais, é a moda do momento eu sei, mas é um estilo que não me agrada. Curti Kamen Rider Kuuga, Agito e atualmente Faiz, no qual os personagens já começam a pender para o "lado emo", mas sem exageros.

 
At sábado, agosto 22, 2009 7:38:00 PM, Blogger Michel said...

Respondendo ao…
cks: O produtor Shirakura disse que não queria fazer um filme que reunisse todos os Riders antigos. Acabou perdendo a queda de braço... A inserção de vários elementos do Black é porque ele seria o representante dos Shôwa Riders.
Spider-Phoenix: Possessão de corpos já ia remeter para o DEN-O... Essa questão do Phillip (Masaki Suda) ser afeminado é uma bobagem. Ele, na verdade, é exótico. Muita gente criticou a tal presilha do cabelo, mas aquilo não é uma presilha, e sim um clips de papel. Isso faz parte da construção do personagem, para mostrar um lado fora do comum.
Hikaruon: Essa é a premissa da série, mostrar dois lados opostos (Shôtarô e Phillip). Pelo que tenho lido, estou achando interessante. A questão nem chega a ser a fusão entre personagens, é por causa do estilo dos atores atuais, pura bobagem... Se vai ter mechas ou robôs gigantes, só o tempo dirá!
Ivan: Obrigado pelo “matéria coerente”. As pessoas críticam, antes mesmo da série começar...HeHeHe! Ah, eu utilizei a palavra “reformulação”, mas isso na minha visão. Shirakura disse o seguinte: “O que são os Kamen Riders? O que são os Heisei Riders? Está na hora de re-avaliarmos isso. Os próximos 5 anos serão um desafio. Se conseguirmos superar esses 5 anos, a comemoração do 20º aniversário dos Heisei Riders pode ser possível.
Takeshi: Mas é por aí mesmo Takeshi, o pessoal anda muito radical, para uma série que ainda nem começou. Assistindo o primeiro episódio, aí sim dá pra tirar alguma conclusão. Não assisti muito de SLAM DUNK, mas acho muito engraçado o Hanamichi. Ele é aquele cara que nem sabia como se jogava basquete, só atrapalha, mas de um jeito ou de outro, o time precisa dele.

 
At sábado, agosto 22, 2009 9:18:00 PM, Blogger Spider-Phoenix said...

Uai, foi o que eu disse (com outras palavras): eu NÃO achei o personagem afeminado e também acho pura descriminação quem diz que ele é, só por causa da aparência(e pior que isso só alguns conhecidos meus que comparam o ator com uma tal de Malu Magalhães).Logo eu NÃO estava acusando-o de ser afeminado.Sinto muito se pareceu o oposto XD


PS:Usei o exemplo do Nuclear porque ele existe a muito,MUITO mais tempo que o Den-O hehe

 
At terça-feira, junho 01, 2010 6:25:00 AM, Blogger kaue said...

Até que o W é legal sim, gostei do estilo, mas esse philipe não da ra engolir, é muito chato, muito emo

 

Postar um comentário

<< Home